logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

WinDbg, cada dia melhor

Saiu a versão 6.6.3.5 do WinDbg, com melhorias que o deixam definitvamente entre os melhores debuggers existentes. Como um imagem vale mais do que um monte de palavras, dê uma olhada nisso:

Depois da imagem, vamos ao bla-bla-bla:

  • Coloração do código: Recurso simples, básico, e presente na maiorias dos debuggers que não fazem força para parecer coisas de hacker. Modificação muito bem vinda, que facilita bastante a visualização e leitura do código.
  • Visualização de variável por tooltips: mais um recurso do debugger do Visual Studio que foi incorporado ao WinDbg. É equivalente a chamar "dt [nome-da-variável]".
  • Visualização user-friendly de GUIDs: Não sei se é realmente um melhoria na versão nova, mas eu só percebi agora :-) Agora o WinDbg mostra os GUIDs usando a mesma representação usada para gravá-los no registro.

Eu já costumo usar mais o WinDbg do que o debugger do Visual C++, e a cada atualização do WinDbg eu o uso mais, mesmo que o debugger do Visual C++ também esteja melhorando a cada dia que passa. Eu uso o WinDbg quando a coisa é mais "hardcore" - congelar threads, analizar memória e locks, fazer disassembly de alguma API do Windows, fazer debug de serviços em servidores, live programming, etc - e o debugger do Visual C++ para coisas mais triviais como testes na própria máquina, geralmente de programas que têm mais lógica de negócio do que interação com o Windows.

Você pode fazer o download diretamente da página do Debugging Tools for Windows. Não esqueça de conferir a lista oficial de novidades.

Em 16/02/2006 15:31, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::