logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Verdades e mitos sobre NTFS e FAT
Verdade: NTFS é mais seguro (quanto a perda de arquivos)

O NTFS conta com um sistema de journaling, que grava um log de tudo que está sendo modificado na estrutura da partição NTFS. Caso acabe a luz ou ocorra algum desastre similar, o NTFS termina (ou desfaz) as últimas modificações nos metadados da partição, deixando sua partição acessível. Quando acaba a luz e você usa FAT, só resta rezar enquanto religa máquina.

Mito: É mais fácil recuperar dados em uma partição FAT

Esse mito vem do fato que os disquetes de boot DOS e Windows 9x não acessam partições NTFS. Mas as pessoas geralmente esquecem que os disquetes de boot já não são essenciais. Todos os CDs do Windows 2000/XP podem ser usados para dar boot na máquina e acessar os arquivos da partição usando a opção de "Recovery".

Para esses casos específicos também existem as distribuições Linux que consegue fazer boot com interface gráfica, conexão com Internet e suporte a Pen Drive USB, tudo isso rodando diretamente do CD. Assim você pode copiar seus arquivos tranquilamente. Algumas permitem que você copie o Linux inteiro na RAM, retire o CD de boot e use o gravador de CD normalmente. A grande maioria das distribuições Linux hoje em dia vêm com o driver de NTFS (somente leitura). (A grande excessão é o Fedora Core, mas eles devem ter algum motivo político/ideológico para isso...)

Mito: FAT32 é mais rápido do que NTFS

Eu também tinha essa impressão. O fato do driver de FAT do Windows chamar fastfat.sys também ajuda. Mas eu nunca encontrei nenhum estudo conclusivo que dissesse isso. O que eu mais encontrei na Internet foram informações de que o NTFS é mais rápido do que o FAT em partições grandes. E como hoje em dia o menor HD que você consegue comprar é de 80 GB...

Mito: Partição NTFS não fica fragmentada

Realmente, a partição NTFS tem bem menos problema com fragmentação. Mas não é verdade que NTFS não fragmenta. Tanto não é verdade que existe um desfragmentador no Windows.

Veja também
Dicas para particionamento e organização do HD, parte 1
Dicas para particionamento e organização do HD, parte 2
Dicas para particionamento e organização do HD, parte 3

Em 05/10/2004 17:17, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Setecidades | e-mail | em 03/07/2008 | #
Boa Materia!!!
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::