logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Parece que a certificação de Visual C++ voltou (ou quase)

O Fabio Galuppo disse no blog dele que nas novas provas para o Framework 2.0 (ainda em beta, segundo ele) vocês escolhe a linguagem de programação que será usada durante o teste. E, para meu espanto, estava lá na lista o C++/CLI. Ainda não tive notícias sobre provas do Visual C++ 2005 unmanaged - nem o pessoal da Microsoft soube responder se elas vão voltar - mas já é um grande progresso. Eu sinceramente duvido que elas voltem (ainda bem que eu já tirei a minha), mas...

Essa mudança se deve provavelmente ao fato de que o C++/CLI consegue produzir assemblies 100% gerenciados, da mesma forma que o C# e VB8. "Da mesma forma" é modo de dizer, já que o C++/CLI usa o otimizador do Visual C++, o que faz com o que os assemblies sejam melhores do que os gerados pelo C# e VB. Eu já falei sobre o otimizador do Visual C++ antes.

Ah, e só para lembrar, o Wiki C/C++ está a todo vapor, com muitas visitas e colaborações. Vamos ver se agora alguém se anima a escrever sobre C++/CLI :-)


Em 09/01/2006 14:01, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Fabio Galuppo | website | em 13/01/2006 | #
1. C++/CLI além de utilizar o otimizador do VC++ ele comprovadamente gera uma IL melhor do que o C# ( http://msdn.microsoft.com/msdnmag/issues/05/01/COptimization...). Eliminando o mito que compilador .NET é tudo igual, na compilação JIT com certeza é tudo igual - mas o compilador pode ser camarada e gerar um IL otimizado.

2. Outro ponto, o VC++ juntamente com C++/CLI permite integração de código nativo e gerenciado no mesmo assembly (isto é excelente!).

3. C++/CLI possui semantica de stack para objetos .NET. Por causa disto, vc tbm não precisa se preocupar com chamada Dispose (Close) para liberar recursos gerenciados, ele é chamado quando o objeto sair do escopo.

4. Algumas construções em C++/CLI são mais simples do que em C#. Vide item 3, ex.: objetos temporários

5. Esta é para gerentes: Considerando 2 bons programadores, a quantidade de esforço para uma tarefa de programação em .NET é igual para C# e C++/CLI. Por exemplo, para criar um socket, compactar os dados com a stream GZip e enviar os dados compactados - leva o mesmo tempo de desenvolvimento nas 2 linguagens. Ou seja, todas as tarefas que envolvem as classes do .NET Framework tem o mesmo peso.

6. Indiscutivelmente, o VC++ oferece mecanismos melhores para interoperabilidade do que P/Invoke e COM Interop (apesar de suportar estes tbm, veja C++ Interop - http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/2x8kf7zx.aspx).

7. Em breve, STL/CLI ou STL.NET ou STL para .NET :)

Abstraindo certos esteriótipos (tipo programador ineficiente), isto deixa claro a viabilidade do C++ em .NET, bem como a melhor na plataforma se comparado as outras linguagens (C#, VB.NET, Delphi.NET, Cobol.NET, ...)!
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::