logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Somos todos estranhos

Lendo o blog do Raymond Chen, como faço todos os dias, encontrei um post muito interessante, comparando a arquitetura x86 com as demais arquiteturas disponíveis no mercado. Nesse post ele fala sobre as características da arquitetura x86, e que muitas delas não são encontradas em outras arquiteturas (como PPC, MIPS, Alpha e ia64). Como estamos acostumados com a arquitetura do x86, parece que essas arquiteturas são estranhas e exóticas. Mas não são.

Olhando a lista resumida do Raymond, vemos que a arquitetura x86 é limitada, por manter compatibilidade desde o 8086 (PC XT). E vemos também que a nova arquitetura da Intel, a ia64, agora compartilha diversas características com as outras arquiteturas. Inclusive algo que em termos de performance chega a ser óbvio, que é colocar os parâmetros em registradores, e não na pilha. Existe, dois artigos interessante sobre arquitetura ia64 na MSDN Magazine (aqui e aqui)

Mais uma prova de que nem sempre o melhor produto é o que ganha o mercado. O padrão Beta sempre foi melhor do que o VHS, mas ninguém usa. Essas outras arquiteturas são bem melhores que o x86, mas ninguém usa (em desktops).


Em 16/09/2004 19:17, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::