logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Se o programador é bom, não importa a ferramenta

Uma das características de um bom programador é saber escolher a ferramenta certa para a tarefa certa. Apesar de eu ser um ferrenho programador Visual C++, quando eu preciso fazer programinhas de cadastros eu uso VB6 ou .NET.

Mesmo assim, existem pessoas que fazem coisas muito boas, mesmo que a ferramenta não seja a mais adequada. Eu lembro que a uns 8 anos atrás eu copiei da antiga revista Micro Sistemas (alguém lembra dessa?) um driver de mouse para QBASIC, usando DATA e PEEK/POKE. Eu eu comecei a fazer um Adventure, com interface gráfica e tudo, em QBASIC. Cheguei até a fazer uma lib para interface tipo Windows, como botão 3D e um sistema tosco de caixas e coordenadas. Bons tempos aquele, quando eu nem sabia que programação era uma profissão, pra mim era tudo diversão.

O fato é: a grande maioria dos softwares são feitos em C/C++. Apesar de serem linguagens altamente técnicas e muito complexas para iniciantes, a flexibilidade faz com que elas sejam as preferidas. Já falei sobre isso em um post anterior. Mas existem pessoas que que usam linguagens menos comuns - ou até mesmo não adequadas - para contruir programas. Alguns exemplos:

BitTorrent: Software para downloads distribuídos, uma das grandes invenções em P2P. Um conceito maravilhoso, implementado em Python e com a GUI feita em wxWindows, usando um bind para Python.

Azureus: Client para BitTorrent, feito em Java. Não que Java não seja uma ferramenta adequada para isso, mas os programas GUI feitos em Java, na sua grande maioria, são muito feios. Esse programa (junto com o Eclipse e as IDEs da Borland) é muito bonito e funciona muito bem. É meu client BitTorrent preferido.

DHTML Lemmings: O CAMPEÃO!!! Link enviado pelo meu amigo Fábio. Um clone do jogo Lemmings implementado em DHTML/CSS/JavaScript. Joguei só as primeiras fases, mas o jogo é perfeito. Eu custei a acreditar que ele foi feito somente em JavaScript.


Em 20/10/2004 22:24, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::