logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Dicas para particionamento e organização do HD, parte 3

Como prometido, agora na terceira parte vou explicar um pouco sobre NTFS. Acho desnecessário dizer, mas isso é só o básico sobre os sistemas de arquivos. Caso você precise de maiores detalhes, procure a especificação ou maiores informações na web.

O NTFS (NT File System) foi criado especialmente para o Windows NT, logo na sua primeira versão. Houve uma grande discussão durante o projeto do Windows NT sobre a viabilidade de criar-se um novo sistema de arquivos ou usar/adaptar um existente na época, como o FAT ou o HPFS. Sabemos hoje a decisão que foi tomada.

Os únicos sistemas operacionais realmente compatíveis com NTFS são os da linha Windows NT: Windows NT 3.x, Windows NT 4.0, Windows 2000 (5.0), Windows XP (5.1), Windows Server 2003 (5.2) e a próxima versão, ainda em alfa, Windows Longhorn (6.0). Existem drivers para Linux, mas somente readonly. Para Windows 9x existe o NTFS for Windows 98 dos nossos geniais amigos da SysInternals, que usa os drivers do Windows NT para acessar as partições NTFS.

Vamos às vantagens e desvantagens do NTFS.

Vantagens:

  • NTFS possui journaling, que controla todas as modificações nos metadados da partição. Os metadados são as informações de como e onde estão os dados e os arquivos na partição. Todas as modificações são gravadas em um log ANTES de serem efetuadas. Assim, caso um problema (como queda de energia) aconteça durante a gravação, é possível terminar ou reverter a operação na próxima vez que o computador for ligado. Note que isso garante a integridade da partição, mas não a integridade dos dados. O controle de dados é deixado por conta da aplicação. Os bancos de dados (como SQL Server ou Oracle) fazem controle de integridade de dados;
  • Possui suporte a metadados para os arquivos e pastas, o que permite, entre outras coisas, que as informações de permissão do arquivo sejam gravadas diretamente na partição. Por isso que você consegue determinar permissões de acesso em uma partição NTFS, e não em uma partição FAT (usando Windows NT/2000/XP, é claro);
  • Possui suporte a streams alternativas. Além de gravar no arquivo, você pode criar um novo fluxo de dados para o arquivo e gravar informações separadamente. Isso permite, por exemplo, que você mantenha diferentes versões dos dados do arquivo em streams diferentes;
  • Tem menos problemas com fragmentação do que o FAT;
  • Possui suporte nativo a criptografia e compactação (a partir do Windows 2000).

Desvantagens:

  • Só é 100% compatível com o Windows NT/2000/XP.

(tentei encontrar mais desvantagens, mas não achei. Existem boatos de que FAT é mais rápido do que NTFS, mas não achei nenhum estudo realmente conclusivo sobre isso)

Veja também
Dicas para particionamento e organização do HD, parte 1
Dicas para particionamento e organização do HD, parte 2
Verdades e mitos sobre NTFS e FAT

Em 13/09/2004 05:43, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Flávio | e-mail | em 04/11/2004 | #
Achei muito interesante seu site esse assunto sobre partições é muito interessante, mas preciso de ajuda veja meu caso.
Sem querer apaguei minha partição e preciso recupera-la.
Tinha instalado Win XP e apaguei ela quando reintalava o mesmo pois não estava conseguindo carregar o XP.
Quando mandei reintalar ele apagou a partição....
Tem como recuperar meus dados?
Se tem, vc pode me dar uma dica?
Obrigado.
Flávio
Rodrigo Strauss | website | em 08/11/2004 | #
Se você apagou a partição, criou outra em cima e instalou o XP, dificilmente você vai conseguir recuperar alguma coisa. Você pode tenter recuperar alguns texto com um editor de disco como o DiskEdit do Norton, mas o procedimento é complicado.

Tente http://www.google.com/search?&q=partition%20recovery%20tool"> http://www.google.com/search?&q=partition%20recovery%20tool
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::