logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Dicas para particionamento e organização do HD, parte 1

Eu tenho visto por aí muita gente com HDs gigantescos, todos com uma partição só. Apesar de isso não causar problemas no uso diário, um melhor particionamento pode ajudar bastante quem precisa de performance e organização. Por isso eu resolvi escrever alguma coisa sobre isso. Se ficar bom, talvez eu coloque mais água no feijão e transforme isso em um artigo. (Antes eu tenho que terminar o WinDbg parte 3).

Dica 1: nunca crie somente uma partição

A primeira dica é a mais simples. Qual o motivo? Com uma partição só, fica mais difícil organizar suas coisas e mais difícil de fazer backup e seu HD fica mais fragmentado.

Crie no mínimo duas partições, uma para o sistema operacional e para os programas, e outra para os seus dados. Instale o sistema operacional e os programas que você mais usa na primeira partição e desfragmente a partição. Guarde seus dados na outra partição.

Dica 2: Mude as pastas padrão para o "Meus Documentos", "Favoritos", etc

Por padrão, o Windows coloca a pasta "My Documents" em "c:\Documents And Settings\[username]\My Documents". Isso torna infernal o processo de backup, já que se você usar xcopy para fazer backup você terá que digitar esse caminho imenso ou colocá-lo no .BAT.

Resolva o problema: baixe o TweakUI no site da Microsoft, entre em My Computer >> Special Folders e saia mudando. Mude o "My Documents" para algo como "d:\rodrigo" e "My music" para algo como "d:\mp3". Mude também a localização do "Desktop" para dentro de "My Documents", como "d:\rodrigo\desktop". Menos uma pasta separada para você lembrar na hora do backup. E a pasta do desktop é a mais fácil de esquecer na hora do backup.

Use sempre nomes fáceis para as pastas, e as coloque na partição de dados. Assim, você pode programar o backup para copiar todas essas pastas, que são mais fáceis de lembrar. Um dia você vai decidir formatar o HD, e assim ficará mais fácil lembrar o que copiar, e você terá menos medo na hora de escolher a opção "Yes, format my entire HD now!".

Dica 3: Faça backup, faça backup, faça backup, faça backup, faça backup, faça backup, faça backup

Nunca é suficiente dizer. As pessoas geralmente só lembram do backup quando alguma desgraça acontece. O backup não precisa ser em uma fita DAT com um software de milhares de dólares. Um simples arquivo RAR ou ZIP com seus arquivos mais importantes enviado para um disco virtual já resolve o problema. Você pode fazer o backup dos seus documentos uma vez por semana, e das mp3 a cada mês. O importante é que você faça isso regularmente.

Dica 4: Teste o backup!

Já vi o caso de uma empresa que fazia o backup regularmente, mas nunca testou se o backup era restaurado corretamente. Adivinhe o que aconteceu na hora de restaurar o backup? Você pode esquecer de configurar a ferramenta de backup para incluir as subpastas. Erros simples como esse se tornarão catastróficos na hora que você precisar do backup.

Futuramente...

Diferenças entre NTFS e FAT32, qual tipo usar em que caso, usando 3 ou mais partições

Veja também
Dicas para particionamento e organização do HD, parte 2
Dicas para particionamento e organização do HD, parte 3
Verdades e mitos sobre NTFS e FAT

Em 03/08/2004 06:14, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Kadu | website | em 28/05/2007 | #
Ola, parabéns pelo site, não conhecia, estava procurando sobre particionamento achei aqui :D, fiz um breve comentário do seu site no meu podcast. www.podser.com.br caso queira conferir... Valeu
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::