logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Notícias do Windows Longhorn

Microsoft decide que o WinFS não fará parte do Longhorn e que o WinFX, Avalon e Indigo serão disponibilizados para Windows XP e 2003. Acho que isso vai dar muito o que falar. Fico feliz que o "Raymond Chen camp" venceu mais uma, mas acho que a situação vai ficar bem complicada. .NET Framework 2.0 + WinFX + Avalon + Indigo, imaginem só o tamanho do download de tudo isso. Mas isso me faz pensar em algumas coisas:

  • Já era sabido que o Indigo seria portado, isso só foi colocado no mesmo pacote de divulgação;
  • Se o Avalon vai ser portável para Windows XP, isso quer dizer que não será possível muita dependência do Avalon em relação ao kernel e ao DirectX, a não ser que ele faça parte de um Service Pack (o que eu duvido que aconteça). Eu acho o managed code lento pra manipulação de gráficos. Mas isso poderia ser resolvido no Longhorn, atrelando o Avalon diretamente com o DirectX. Assim a maioria do trabalho seria feito em kernel mode, o que diminuiria a quantidade de trabalho feito em managed code;
  • Acho que isso tende a deixar as APIs managed bastante atreladas ao Win32, a não ser que a Microsoft faça do WinFX um subsystem separado. Acredito que um subsystem managed para user mode, contando com boa parte da implementação em kernel mode apoiado em DirectX iria ficar muito interessante e com um desempenho muito bom. Mas não acho que a Microsoft vá por esse lado (não testei o Longhorn ainda), porque isso tornaria difícil manter a compatibilidade e fazer a integração com o Win32, já que o WinFX estaria fora do win32k.sys;
  • Mais uma vez o Bill Gates terá seu tão sonhado sistema de arquivos adiado... Mais uma vez...
  • Não teremos nenhuma revolução como a Microsoft diz, mas sim uma evolução. Avalon será a [GDI+++ + DirectX], Indigo o Remoting/SOAP vitaminado, e o WinFX será um WinForms 3.0. Ainda muito bom, mas sem o exagero característico do pessoal de marketing da MS.

[editado em 10/09/2003. "WinFX será um WinForms 2.0" >> "WinFX será um WinForms 3.0"]


Em 30/08/2004 07:43, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::