logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Mais uma mudança de paradigma

Quando eu comecei a acessar a Internet, em 1997, uma das primeiras coisas que você aprendia era que você deveria ser sempre anônimo. Além dos nicks para os chats, a grande maioria das pessoas tinham um e-mail com nick. Eu lembro de um colunista de uma conceituada revista de informática dizer que criar um e-mail com o próprio nome ou sobrenome era uma falta de criatividade. Hoje sabemos que isso não passa de estupidez.

Um fenômeno que eu estou percebendo de um tempo para cá é que as pessoas estão perdendo o medo da Internet, e ela está se tornando menos anônima.

Primeiros foram as páginas pessoais (faz tempo...). Todo mundo queria ter uma página pessoal, mesmo as pessoas que não tinham muito a dizer. Nem que fosse para colocar quais eram seus passatempos prediletos e onde você mora. Mas as pessoas eram receosas em colocar o nome completo ou mesmo uma foto, afinal, alguém poderia usar essas informações para fins ilegais. Lá as pessoas diziam o primeiro nome e do que gostavam.

Depois, bem depois, vieram os blogs. Além das pessoas colocarem suas preferências na rede, agora as pessoas colocam seu diário e sua opinião pessoal também. A nova mania são os fotoblogs, onde as pessoas colocam fotos em todas as situações possíveis e imagináveis. Agora as pessoas publicam sua rotina, com nome, sobrenome, e muitas fotos.

E agora, o Orkut. Lá você coloca nome, sobrenome, fotos e ainda diz quem é ou não é seu amigo. As pessoas participam de fóruns e discutem diversos assuntos (de sexo a bons bares para tomar chope alemão) com o nome estampado e um link para um profile quase sempre bem detalhado. Agora além de tudo isso, você diz quem são seus amigos, discute suas preferências e gostos abertamente. Coisa que muitas pessoas não fazem nem com os amigos no mundo real. Deixamos de ser anônimos, mas ainda usamos o fato de estar por trás de um computador para dizer coisas que não diríamos em outra situação.

E ultimamente, tenho visto que as pessoas entram em fórums de discussão usando o próprio nome e colocando um foto verdadeira como avatar. No MSN isso também tem sido mais constante.

Eu fico me perguntando o que virá depois...


Em 15/09/2004 06:46, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Aldo | e-mail | em 30/11/2011 | #
Facebook? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::