logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Troca-troca de arquitetura

Primeiro a Microsoft troca a arquitetura do XBOX para o IBM PowerPC. Agora, durante uma apresentação no Apple's Worldwide Developer Conference, Steve Jobs anuncia que a próxima geração de Macs usará plataforma Intel. Sim, a Apple vai usar processadores Intel. Quando eu vi os boatos semana passada, achei que poderiam ser infundados, mas agora está confirmado. Além dessa grande mudança, Steve Jobs ainda anunciou que um software da Apple (chamado Rosetta) vai permitir que os programas compilados para PowerPC rodem no Intel sem maiores problemas. Como sempre, toda revolução vem acompanhado de algum software...

Como esperado, não será possível usar oficialmente o MacOS X como qualquer PC "made in Santa Efigênia", pois isso seria um tiro na cultura Apple (Oficialmente não será possível, mas quantas semanas vai levar pra alguém resolver isso?). Eu li que algum lugar que a diferença da Apple para as outras empresas é que ela não vende hardware nem software, ela vende computadores. Ela vende algo que você tira da caixa e liga na tomada, como você faz com um eletrodoméstico. E isso faz realmente sentido, e ela prova que esse enfoque funciona. É mais fácil para os leigos de plantão colocarem um iMac para funcionar do que programar um vídeo cassete. Quando passar alguns anos eles lançam um micro com um design novo e todo mundo troca, igual fazemos com eletrodomésticos. A estratégia deles é muito interessante.

Além desse fato, o pessoal da Debian anunciou que, depois de 3 anos de desenvolvimento, a versão Stable do Sarge (3.1) está finalmente pronta e disponível para download. Só falta agora a 3DRealms anunciar o lançamento do Duke Nukem Forever...


Em 06/06/2005 22:08, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Guima | website | em 07/06/2005 | #
Isso foi realmente uma surpresa ! Achei engraçado que a abertura da conferência onde Steve Jobs confirmou o uso do Intel, colocou no telão os dizeres "It's true" logo de cara :)
Outra coisa curiosa é que a alegação para usar Intel foi o poder de processamento por watt contra o PPC. Até aí tudo bem, mais se considerarmos que a AMD no mesmo índice de CPU tem mais poder que a Intel, e por praticamente a metade do consumo, parece mais uma das excentricidades do Jobs que na minha opinião são o que deixam a Apple na posição de mercado ruim há muito tempo (melhorou só depois do ipod).
at++
Rodrigo Strauss | website | em 10/06/2005 | #
O problema da AMD, segundo alguns artigos que andei lendo, é que ela não consegue dar garantias de que vai atender a demanda. A Intel tem mais capital para investir em fábricas, e como é uma empresa que não vive somente de vender processadores, é mais fácil barganhar com ela. O lucro da AMD vem basicamente da venda de processadores, o que faz com que seja mais difícil para ela negociar.

Acho que foi uma escolha segura e sem riscos, e não acho que foi ruim. Para os usuários de Mac a arquitetura pouco importa, contanto que rode os softwares e tenha as mesmas facilidades de sempre.
Gomes | em 12/06/2005 | #
Vou dar a minha opinião de Jornalista("informação distorcida por falta de conheceimento", segundo Torvalds).

1- Um dos principais pesquisadores da IBM, no qual pesquisa a mais de 30 anos o futuro dos computadores(sendo esta sua tese de doutorado) conseguiu convencer a IBM que vendesse sua fábrica de personal computers para a Lenovo por mais ou menos 2 Bilhões de dólares. Se não me engano faz uns 3 meses atrás

2- A principal vantagem da Apple em relação a computadores Wintel, na minha opinião de "informação distorcida por falta de conhecimento" é de que a Apple nunca precisou manter compatibilidade com processadores anteriores, coisa que os processadores compatíveis com o x86(Intel/AMD/Transmeta/Cyrix e etc) tem que manter, ou seja, a Apple vai sentir na pele esse problema que antes ela não tinha.

3- Voltando na história, vemos que essa história de que Jobs era contra a Intel é no mínimo irônica. Pois todo mundo sabe que no começo da Apple, a inimiga dela era a IBM, ainda mais que a história conta que um dos principais acionistas da Intel foi o primeiro acionista da Apple, ou seja, o estopim de tudo para a Apple foi graças a um executivo/acionista da Intel que resolveu financiar Wozniak/Jobs, sendo que o Wozniak "todo mundo" sabe, era o cara que entendia muito de eletrônica e trabalhava para a HP e Jobs era o cara visionário/revoltado/adotado.

4- Voltando para o item 1, vemos que a IBM está obviamente prevendo o menor uso dos personal computer para os próximos 10 anos. Sendo assim, investindo no mercado de entretenimento(vulgo X-Box360), de servidores( sua especialidade) e de outras finalidades tal como( celulares, microondas, hdtvs, controladores de carros, e etc... não é a toa que ela é uma das inventoras/patrocinadoras do cell).

5- Voltando para o item 3, vemos que a apple ao usar Intel, nada impede dela usar AMD futuramente, pois ambos são compatíveis. E nada vai impedir dela usar Linux. Logo nada vai impedir da Apple ir pro lado Linux. Já que se não me engano o OS/X é baseado no Unix/Linux. E o Linux "todo mundo" sabe que roda em qualquer ibook e powerpc.

6- Resumindo: na minha humilde opinião de revoltado, veremos a Apple jogando todo o seu lado de responsabilidade para o Mundo Linux/Intel. Deixando na mãos de desenvolvedores open source a responsabilidade de desenvolvimento(assim como IBM/HP/Sun já estão fazendo ao apoiar o open source). Assim, o Jobs pode estar finalmente armando a sua vingança contra a Microsoft, algo que está entalado na garganta dele a muitos e muitos anos! Sabemos que a primeira vingança dele contra o cara da coca-cola deu certo.

Rodrigo Strauss | website | em 12/06/2005 | #
1 - Sim, essa venda da IBM aconteceu a alguns meses. A IBM anda interessada em reforçar o seu lado consultoria, até onde eu sei.

2 - Não vejo como a troca para a Intel vai obrigar a Apple a manter compatibilidade. Na realidade ela vai ganhar a política de compatibilidade da Intel como bônus, mas isso não vai obrigá-la a manter a compatibilidade entre as versões so sistema operacional. E usando Intel, o preço dos componentes que ela usa acompanha o do mercado Wintel, o que pode ser bom para ela.

3 - Inimigos, inimigos, negócios a parte. Sabemos bem como essa coisa funciona... Tanto que o XBOX360 da Microsoft vai usar um processador da IBM.

4 - Não sei até onde a IBM está acreditando nessa previsão. Também não acho que o mercado de video-games seja tão interessante assim, já que os consoles são vendidos por preços muito baratos, e as fabricantes ganham mais com os jogos. Ainda acho que a consultoria é mais foco para eles. Consultoria dá dinheiro e não precisa de muita pesquisa, só um bando de mercenários bem pagos e certificados em RUP. Lembra que a IBM comprou a Rational? Então...

5 - O MacOS X já é um UNIX, duvido que a Apple iria para o Linux. O Mac é o que é porque a Apple manda e desmanda na configuração e nos softwares, se eles mudassem esse foco arriscariam o nicho que eles conseguiram (de um computador eletrodoméstico).

6 - Vingança contra a Microsoft? Acho que o Jobs já está velho e com muito dinheiro para pensar nessas coisas. Mas vai saber...
Gomes | em 14/06/2005 | #
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/adCmsDocumentShow.aspx?D...
Rodrigo Strauss | website | em 14/06/2005 | #
Eles gostam muito de valorizar a ajuda que eles deram para a Linux. Não sei o quanto essa ajuda valeu para o open source, mas uma empresa do porte deles não é muito boazinha, tudo tem um motivo. O Joel escreveu um artigo interessante sobre isso em http://www.joelonsoftware.com/articles/StrategyLetterV.html
Gomes | em 14/06/2005 | #
Nesse link que eu coloquei, era para evidenciar um dos motivos para a Apple pra sair do acordo com a IBM.....

"O consórcio, que foi criado em dezembro de 2004, pretende criar novos chips baseados na arquitetura da família Power, sistemas operacionais, softwares e ferramentas para diversas aplicações, entre elas a de sistemas para automóveis, set-top boxes (equipamento que permite transformar a TV em uma interface de navegação na internet, além de ser receptor de sinal digital) e videogames. Neste ano, a Sony e a Microsoft já avisaram que utilizarão processadores PowerPC em seus próximos consoles"

Ou seja, acho que a Apple percebeu que a IBM não ia mais investir em desktops....... e sim em outras áreas como as citadas.....
Rodrigo Strauss | website | em 14/06/2005 | #
Sim, pode ser isso mesmo... Porque focando esses mercados citados na matéria, a Apple pode ter chegado à conclusão de que eles não investiriam tanto no processador para laptop - o que segundo a Apple era um dos problemas do PPC e da IBM
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::