logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Mais libs C++, agora vindas do Google e da Adobe

O Google e a Adobe resolveram disponibilizar algumas de suas libs C++ sob licenças open source. As duas libs são compatíveis com STL, o que faz com elas possam ser facilmente integradas com a maioria das aplicações C++.

O Google disponibilizou projetos em diversas áreas, incluindo medição de performance e debug. Mas o que realmente me interessou foram os hash maps que eles fizeram. Eles são especializações (no sentido de funcionamento, não de polimorfismo) do std::map, e têm as mesmas assinaturas. Os mapas foram criados para terem vantagens em campos específicos quando comparados com o std::map. O sparse_hash_map, por exemplo, é um pouco mais lento do que o std::map, mas consome 1/3 de memória. O dense_hash_map consome 10% mais memória do que o std::map, mas é entre 5 e 10 vezes mais rápido! E como as funções são as mesmas do std::map, é fácil trocá-lo pelos mapas especializados de acordo com a necessidade, um typedef deve resolver. Dê uma olhada na página que compara a performance dos mapas, é muito interessante.

Já a Adobe disponibilizou uma biblioteca C++ razoávelmente grande. Podemos encontrar desde um mini framework para relacionamento entre entidades (descrição muito vaga, para mais detalhes veja a página do projeto) até alguns containers STL muito úteis ou interessantes (como um container forest). Tem também um template que encapsula variáveis de diversos tipos, o adobe::value_t - que é milhares de vezes mais seguro que um void pointer e "mais C++" do que um VARIANT. Com ele é possível ter um std::list que contém ao mesmo tempo strings, inteiros e tipos definidos pelo usuário.


Em 04/04/2005 21:51, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::