logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Google: a Microsoft da web

A grande novidade no mundo do software é o Google. Pode não parecer tão óbvio para as pessoas, já que o software deles não roda diretamente nos computadores dos usuários. Quando você faz uma consulta no Google, um cluster de aproximadamente 100.000 PCs (isso mesmo, cem mil) é utilizado para procurar em bilhões de páginas, tudo isso em questão de milesegundos. E com milhões de usuários fazendo isso ao mesmo tempo.

Apesar de todo esse sucesso com seu carro chefe, o Google está deixando de ser "a empresa do mecanismo de buscas" para ser uma empresa de aplicações web. GMail, Orkut, Google Maps, Google Suggest, Google Desktop Search... E essa lista cresce a cada dia que passa.

E como eles estão fazendo isso? Conheço milhares de empresas que desenvolvem sistemas para web e continuam só desenvolvendo sistemas para Web... O segredo deles é que eles desenvolveram mais que uma aplicação de buscas, eles desenvolveram uma plataforma para desenvolvimento de software, um software para viabilizar mais softwares. Uma plataforma de computação em cluster especializada em rodar aplicações web. E agora eles estão usando essa plataforma para desenvolver softwares que têm as mesma necessidades do mecanismo de busca: atender milhões de usuários, ter petabytes de espaço para armazenamento e um tempo de resposta mínimo.

Essa plataforma do Google envolve gerenciamento do cluster, um FileSystem distribuído (o Google File System) que roda nesse cluster, entre outros. E o melhor é que as aplicações que são desenvolvidas nessa plataforma podem aproveitar sem muito esforço qualquer melhoria que nela for feita. Eles podem focar os profissionais mais competentes na melhoria dessa plataforma, e fazer pequenos ajustes nos softwares que rodam sobre ela. Quando alguém da equipe do Google tiver a idéia para um software web, é só desenvolver em cima dessa plataforma e pronto: milhões de usuários podem usar. Isso agiliza MUITO o desenvolvimento e permite que um novo produto seja lançado no mercado em muito menos tempo. Isso deixa a concorrência maluca, porque eles não conseguem acompanhar o ritmo e acabam fazendo alguma besteira no meio do caminho. A Microsoft usou bastante essa estratégia e derrubou líderes de mercado como o WordPerfect. É bom lembrar que a própria Microsoft começou fazendo uma plataforma para desenvolvimento de software: os compiladores de linguagem BASIC.

A Microsoft construiu uma base sólida para desenvolver seu aplicativos: seus sistemas operacionais. (ok, a base só é sólida a partir do Windows NT, o Windows 9x é pior que gelatina). Tudo que a Microsoft desenvolve é em cima dessa plataforma. Cada dia que passa ela agrega valor a essa plataforma desenvolvendo mais softwares para ela. E cada dia que passa ela melhora essa plataforma para poder construir software melhores sobre ela. O Google segue a mesma linha e tem tanta competência na sua plataforma quanto a Microsoft tem na dela.

Essa é uma ótima estratégia: gerar receita agregando valor a uma plataforma base muito bem construída. Se seu software exporta uma API, e você mesmo a usa para desenvolver alguma coisa, é um ótimo sinal. Você está usando o seu software para construir software. Por que você acha que as equipe da Microsoft mais respeitadas são as do Windows e a do Visual C++?

(Procurando sobre o Google File System, encontrei um post interessante sobre esse assunto, em um blog escrito por alguém que tem um pensamento parecido sobre o Google. Vale a leitura. E antes que você fale que o Orkut é uma porcaria, não se esqueça que ele é feito em ASP.NET e não roda nessa plataforma do Google, que é baseada em Linux)


Em 12/02/2005 02:05, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Hospedagem | website | e-mail | em 29/07/2007 | #
Isso agiliza MUITO o desenvolvimento e permite que um novo produto seja lançado no mercado em muito menos tempo
James Gosling | em 02/08/2008 | #
Só um update: o Orkut foi totalmente reescrito em Java. Segundo o Orkut (pessoa), o Orkut (rede de relacionamentos do Google) foi reescrito para ter maior estabilidade. Não entendi muito bem (C# + ASP.NET é estável), mas foi o que ele disse à imprensa (INFO, se não me engano).
Daniel Vitor Morilha | em 24/08/2010 | #
Existe essa url com vários papers das tecnologias utilizadas pelo google http://research.google.com/pubs/papers.html
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::