logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

Add to Google Subscribe with Bloglines

FAQ: Começando a programar em C++

Todas as semanas eu recebo a mesma pergunta pelo formulário de contato: "Quero começar a programar em C++ mas não sei como". Eu não fico aborrecido com isso, pelo contrário, fico bastante feliz. É muito bom saber que uma quantidade considerável de pessoas quer evoluir e passar para o lado poderoso da força. :-)

Eu pretendo montar, com vários posts, algo que possa ser agrupado em um FAQ para ajudar essas pessoas a se converterem. Quero que esse movimento se transforme numa conversão em massa dos programadores para C++, mostrando a luz às pessoas que estão limitadas dentro de uma vida onde não se pode gerenciar sua própria memória. E assim, mudar meu país para melhor!

(Se você costuma ler o que eu escrevo já sabe que não pode me levar muito a sério. Mas, como diz o Alfred, o mais fácil é fazer como a Globo: explique tudo detalhadamente e não deixe nada nas entrelinhas, alguém pode não entender. Então, lá vai: Isso foi uma brincadeira.)

Quero me converter para o lado poderoso da força, mas essa história de C e C++ me confunde. O que é o que?
A linguagem C foi criada no início dos anos 70 para ser usada na programação do UNIX. Cansados de fazer tudo em Assembly, os programadores resolveram criar uma linguagem que fosse estruturada e que permitisse programação low-level ao mesmo tempo. Assim nasceu a linguagem C.

/*
 Isso está em C
*/

#include <stdio.h>

int main()
{
  int a = 15;
  int b = 20;
  char buffer[128]; /* uma string é um array (ou vetor) de bytes terminado por ASCII zero */

  strcpy(buffer, "A variável [a] é ");

  if(a > b)
    strcat(buffer, "maior");
  else
    strcat(buffer, "igual ou menor ");

  strcat(buffer, " que a variável [b]\r\n");
 
  printf(buffer);

  return 0;
}

O C++ é uma evolução da linguagem C, e foi criada por Bjarne Stroustrup. Nessa evolução foi adicionado à linguagem C o conceito de orientação à objetos, que virou moda naquela época (começo dos anos 80) e é muito usado hoje em dia. Além disso, o próprio C++ foi evoluindo no decorrer da década de 80 e 90, com a adição de recursos como templates e a STL (que veremos depois). O C++ tem tudo que a linguagem C tem (99,8% de compatibilidade) e mais toda a evolução. Todo compilador C++ que eu conheço compila código C sem problemas.

//
// Isso está em C++
//

#include <iostream>

using namespace std;

int main()
{
  int a = 15;
  int b = 20;
  string buffer; // string é um objeto

  buffer = "A variável [a] é ";

  if(a > b)
    buffer += "maior";
  else
    buffer += "igual ou menor ";

  buffer += " que a variável [b]\r\n";
 
  cout << buffer;

  return 0;
}

O exemplo feito em C, é compilado sem problemas por qualquer compilador C++, já que ele é também um código C++ válido.

Preciso aprender C antes de aprender C++?
Não, não e não. Eu recomendo que você aprenda C++ direto, sem passar pelo C, já que hoje em dia o C++ é mais usado. Se algum dia você precisar fazer algo em C, é só estudar as limitações do C em relação ao C++. As estruturas básicas de controle (if, while, switch...) são as mesmas, o que muda é que a linguagem C não suporta todos os recursos do C++, com suporte à programação orientada a objetos, bibliotecas, templates, etc. Mesmo assim, em C++ você pode usar as bibliotecas do C sem problemas.

Você pode me recomendar algum livro para aprender C++?
O único livro para iniciantes que eu conheço e achei bom é o Beginning Visual C++ Programming. Se você é iniciante, qualquer material pode te ajudar, desde um livro de C até um tutorial de Internet. Depois que você já estiver com alguma prática em C++, leia o The C++ Programming Language do Stroustrup, que é o guia definitivo sobre o assunto, e que eu recomendo até para os programdores C++ experientes. Eu prentendo recomendar mais livros a medida que o FAQ for avançando.

Todo mundo diz que C++ é muito complicado. Isso é verdade?
Você é um homem ou um rato? C++ requer mais estudo por ser uma linguagem completa e poderosa, mas não é nada que um ser humano normal não consiga aprender. Tem gente que acha que usar o Microsoft Word é complicado. Esqueça o que os outros dizem e estude aquilo que você tem vontade.

A moda agora é .NET e Java, será que vale a pena estudar C++?
Vale. Como as pessoas estão indo para as linguagens mais fáceis, os profissionais de C++ são mais valorizados. Afinal, quando se precisa de algo 10 vezes mais rápido, alguém precisa fazer. Não se esqueça que praticamente todos os softwares comerciais que existem são feitos em C ou C++ (Windows, Office, SQL Server, Oracle, Photoshop, CorelDRAW, Linux, Visual Studio, o próprio .NET e todas as VMs Java, etc, etc, etc).

Eu já ouvi falar que o Java e o C# são versões melhoradas do C++. Isso é verdade?
Se você acha que uma versão mais limitada de alguma coisa é uma melhoria... O Java e o C# são baseadas na linguagem C++, tirando muitos recursos que, apesar de poderosos, causavam confusão ou dificuldade. Foi feita uma simplificação e um nivelamento por baixo (ok, pelo meio) para atender às necessidades mais comuns. Por serem mais simples, essas duas linguagens são indicadas para aplicativos tecnicamente mais simples, como os que manipulam bancos de dados, controlam regras de negócios e fazem entradas de dados. As duas runtimes (JVM e .NET) têm algumas vantagens sobre o C++, como gerenciamento automático de memória, independência relativa de arquitetura e mais facilidade para leitura dos metadados (enumerar as classes de um DLL, por exemplo). Mas têm a desvantagem de consumirem bem mais memória, serem mais lentas (isso pode melhorar com o tempo) e terem limitações técnicas que as impedem de desenvolver certos tipos de software (como device drivers).

Onde posso achar mais informações sobre C++?

Wikipedia - Linguagem C
Wikipedia - C++
Bjarne Stroustrup's C++ FAQ
Bjarne Stroustrup's C++ Style and Technique FAQ
Google: "C++ tutorial" (antes que alguém pergunte...)


Em 02/07/2005 12:43


  
 
 
Comentários
Jonatas | website | em 08/07/2005 | #
Ótimo!
Muito bom.
Estarei acompanhando suas "aulas"....

Fabio Galuppo | em 13/07/2005 | #
Até que enfim tem um link legal para estar redirecionando ;)
Rodrigo Strauss | website | em 13/07/2005 | #
Exatamente por isso que estou escrevendo esse série. Ao invés de ficar respondendo sempre a mesma coisa, eu só coloco o link :-)
Leonardo | em 07/08/2005 | #
Descobri esse site há pouco tempo e estou adorando lê-lo.
Tenho uma dúvida boba a respeito de programação em C++... Eu vou encontrar problemas (ou deficiências) em usar o Microsoft Visual C++ Express Edition? Ou devo usar o Visual C++ 7.1 sem sombra de dúvidas?
Rodrigo Strauss | website | em 07/08/2005 | #
O Visual C++ Express não contém a MFC nem o ATL. Ele foi feito para estudar a linguagem C++, mas é de pouco uso para fazer "aplicações de verdade". Se você puder, é mais recomendado usar o Visual C++ 7.1 (Visual Studio 2003)
Leonardo | em 12/08/2005 | #
Obrigado pela explicação! Vou fazer como você disse então. :-)
Adriano | em 15/09/2005 | #
Posso começar a programar através do Visual C++ que vem junto com o Microsoft Visual Studio 6?

Ou existe um outro mais recomendado?
Rodrigo Strauss | website | em 15/09/2005 | #
Sim. Em ambiente Windows é a melhor escolha.
Lucas Schaeff | em 05/10/2005 | #
ja tenho certo conhecimento em c, porem to com um problema, que eu espero que vc possa me ajudar.

eu preciso fazer um programa que reconheça quando o botão do mouse for precionado, por acaso vc teria algum material falando sobre isso, ou sabe qual biblioteca usar, qualquer ajuda sera otima.

estou pesquisando no google, mas parece que tal coisa não é muito comum aparecer nos tutoriais.

Agradeço pela atenção
Lucas Schaeff
Rodrigo Strauss | website | em 05/10/2005 | #
Para isso você precisa fazer um programa Windows, e tratar a mensagem WM_LBUTTONDOWN. Dê uma olhada em http://www.1bit.com.br/content.1bit/weblog/faq_win32 e arrume um bom tutorial de Win32.
Evaristo | e-mail | em 27/10/2005 | #
Muito obrigo, que o mundo fique repleto com tua linha de pensamento...
E entao, a informatica vai ser o que deve ser!!!!
Evaristo | e-mail | em 27/10/2005 | #
Rodrigo

muuuuuuiiiiiiitoooo oooooobrrrrriggggaaaaaadooooooo!!!!

O agradecimento saiu mesmo de dentro, espero que seja assim interpretado :)

Evaristo
Alexandre R. Pires | e-mail | em 13/01/2006 | #
Olá estou começando a estudar C++ e tenho uma dúvida: Qual compilador é melhor o da Microsoft ou o da Borland ?
Quais as diferencas basicas entre eles.

Grato
Alexandre
Rodrigo Strauss | website | em 13/01/2006 | #
Não posso te dizer qual é melhor já que eu só uso o da Microsoft (Visual C++). A única coisa que eu posso te dizer é que o Visual C++ é mais usado do que o da Borland, e é 100% compatível com o Windows já que o próprio Windows é feito usando o Visual C++
Ribas | em 15/04/2006 | #
Sou apenas um curioso nestas questões das linguagens de programação. Há uns anos ainda estudei as já míticas GW-Basic, Pascal e Cobol. Como curioso que sou, andei a fazer uma "ronda" por algumas das linguagens utilizadas hoje e não consigo chegar a uma conclusão. Talvez você me consiga ajudar? Para uma pessoa como eu, que gostaria de regressar a estas coisas da programação, parece-me que o Visual Basic é bem mais simples de apreender do que o C++, que tem uma sintaxe na sua linguagem mais complexa. Por outro lado todas as consultas que tenho feito acerca destas duas linguagens me dizem que que o VB é mais limitado do que o C++. Qual a sua opnião. Já agora... Mt obrigado.
Elcio Rinaldim | em 18/04/2006 | #
Qual o compilador ideal para C++ ? E onde encontrá-lo?
claudio peralta ribeiro | e-mail | em 02/11/2006 | #
Gostaria de saber se a Programação Orientada a objetos(POO) no Visual C++ 2005 é igual ao modelo
ANSI C 2003.Desde já agradeco.
Rodrigo Strauss | website | em 03/11/2006 | #
A linguagem C ANSI não permite programação orientada a objetos, para isso você precisa usar C++. O Visual C++ 2005 tem um ótima conformidade com o C++ padrão ISO.
Henrique Alberto | e-mail | em 07/11/2006 | #
Ola,eu vou começar a programa em c++2005 expresion edtion,ja conheço o c++,mais o express não,e não consigo encrontrar nenhum link,ou alguma coisa sobre o tipo em português,sera que existe?
Desde ja obrigado.
Rodrigo Strauss | website | em 08/11/2006 | #
Henrique, a linguagem ainda é C++, é a mesma coisa, só muda o ambiente.
mariano barbosa | e-mail | em 18/11/2006 | #
só pra dizer valeu! acessei essa pagina por uma resposta sua de email. obrigado pela atenção vou continuar pesquisando. té mais.

mariano barbosa
Eberte | em 07/01/2007 | #
Não sei nada de informática, e não tenho condições de pagar um curso de C++ existe alguma forma de aprender pela net sem custos e em livros em portugues?
Obrigado!?
Rodrigo Strauss | website | em 07/01/2007 | #
http://www.1bit.com.br/content.1bit/programador
Erasmo carlos | em 13/02/2007 | #
Obrigado pela contribuicao que voce esta dando pra quem nao sabe por onde começar na vida. Li seu comentario "Como ser um programador", foi tudo que eu sempre perguntei e ninguem soube me responder.
Trabalho na area, entendo um pouco de tudo, dou manutencao em softwares de automacao comercial, a empresa que trabalho tem o mesmo sistema em 2 linguagens diferentes, 1-cobol e 2-delphi, todas as alteracoes q os clientes pedem pra fazer no sistema visual e uma tortura - demora demais, quando nao da ums erros malucos do banco sql que ninguem sabe nem o cara que programou. Ja o sistema em cobol as alteracoes saem rapidinho, as mensagens de erro estao todas em portugues - dai meu dilema. O sistema em cobol roda - dizem os clientes, ja o sistema em visual demora abrir, quando da algum erro, so cristo pra saber o q e.
Comprei a ideia que progrmar em visual e muito complicado e que depois de muito trabalho o sistema nao funciona.
Pergunta: pode-se ter um sistema em visual tao rapido e pratico com a mesma dinamica de um sistema em DOS, usando C++?


Desculpe pelo jornal, Brigado!!


Rodrigo Strauss | website | em 15/02/2007 | #
Sim, consegue. Mas é preciso entender que um software visual usando um banco relacional tem suas complicações inerentes. Além disso, não dá pra ter a mesma dinâmica, as coisas funcionam de forma diferente. A interface gráfica foi criada para facilitar as coisas, a intenção é que a dinâmica seja melhor do que em um aplicativo DOS ou linha de comando.

É possível fazer um software visual bom e rápido em C/C++. Na realidade não existe melhor linguagem para fazer um software rápido. Mas mesmo assim, é possível fazer uma interface boa e rápida em Delphi ou VB6. É só saber fazer.
Alex | e-mail | em 23/02/2007 | #
Bom Dia,

Sou o Alex, sou novato por aqui! E nas linguagens também!
Tenho 17 anos!

Como foi dito logo acima, para um iniciante á melhor opção é começar direto pela c++.
Li em alguns sites da net que a Linguagem Pascal seria a melhor opção para começar programação. Faz dois dias que comecei a mecher com ela.
Depois que fui descobrir que ela trabalha no modo DOS! aff isso já está meio cansado nos dias de hoje, ou não?
Estou interessado em aprender algo interessante em programação, sei que não vai ser tarefa fácil!Mais nada que é fácil é lucrativo!
Gostaria de saber algumas opiniões de como programar em c++, não sei se aqui pode ser citado programas, pois na Net está muito escasso essas dicas.
Você consegue todos os tipos de tutoriais, mais nenhum sequer explica como programar em determinado programa.

Espero poder contar com a ajudada de vocês

Obrigado

Alex Gonçalves
Fabio A. | e-mail | em 12/03/2007 | #
Olá Rodrigo, meu nome é Fabio, tenho 28 anos, queria dar parabéns pelo site e te perguntar algumas coisas.

Eu não sou programador mas ultimamente venho me interessando muito por essa área, na verdade eu trabalho com computação gráfica e estou mais no lado artístico da coisa.

De um ano pra cá eu comecei a programar algumas coisas com as linguagens de script que os softwares 3d disponibilizam, essas linguagens são tecnicamente fáceis ja que são voltadas para facilitar a vida dos artistas.

Eu não podia ter feito investimento melhor, é incrivel o tempo que se ganha, as ferramentas que se pode desenvolver, mas essas linguagens são lentas para algumas tarefas.

Por isso agora eu tenho vontade de entrar no mundo do C++, os programas que eu uso possuem um SDK que permitem que vc desenvolva plugins muito mais poderosos do que apenas com as linguagens de script.

Que caminho você me recomendaria seguir ja que a princípio eu quero seguir a area de programação, mas voltada para computação gráfica?

Eu estava vendo tambem que você recomenda acima o livro "Beginning Visual C++ Programming" do Ivor Horton, mas vejo também algumas pessoas falando bem do livro do Deitel "C++ como programar" você teria uma opinião sobre o livro do Deitel e sobre as versões em português desses livros?

Ouvi dizer que as versões em portugues tinham muitos erros de tradução e que isso dificultaria o aprendizado.

Bom, escrevi quase um pergaminho de dúvidas aqui :) , aguardo seus comentarios.

Obrigado Rodrigo, e mais uma vez parabéns pelo site.
Abraços.


Rodrigo Strauss | website | em 12/03/2007 | #
Você precisa estudar C++ normalmente, independente da CG.

O livro do Deitel é bom, mas ele fala pouco sobre Windows (você precisa saber fazer uma DLL para fazer um plugin). A tradução é regular com a maioria dos livros nacionais, mas não prejudica o aprendizado. Já usei esse livro pra dar aulas de C++.
Sandro Souza | e-mail | em 28/03/2007 | #
Primeiramente quero agradecer ao Rodrigo pela atenção dada por email, em segundo lugar quero dar uma força aos iniciantes como eu. Encontrei um livro muito claro e prático para iniciantes em C++, o nome do livro é:
Microsoft Visual C++ 2005 Express Edition Programming for Absolute Beginner
Vocês podem encontrá-lo no site: http://www.leechers.info/microsoft-visual-c-2005-express-edi...
O que eu demorei meses em Java para enteder o código, e mal entendido, e fazer algumas poucas coisas simples porém úteis para o entendimento da linguagem, eu já fiz e entendi em menos de uma semana em C++ e usando esse livro. Que possamos fazer daqui, com toda licença, um suporte para o sucesso de TODOS NÓS! Abraços
Thiago Henrique | e-mail | em 14/05/2007 | #
Estou precisando de ajuda (URGENTE!!!) com interface grafica em Visual C++... Alguém pode me ajudar... Estou precisando de um turorial (em português, de preferência) sobre o assunto... Desde já, dou grato...
Bruno Feliciano | em 08/06/2007 | #
Oi Rodrigo, vc saberia dizer se esse livro é bom pra começar em C++? http://www.amazon.com/Ivor-Hortons-Beginning-Visual-Programm...

Eu já programa com C# a mais de 2 anos, mas quero ampliar meus horizontes =)

Obrigado.
Rodrigo Strauss | website | em 12/06/2007 | #
Bruno, parece ser uma versão mais atualizada do livro que eu indiquei nesse post. Eu gostei.
Bruno Feliciano | em 13/06/2007 | #
Rodrigo, eu baixei o livro que eu disse no Emule (ainda bem que existe o Emule), e infelizmente ele é bem aquém do que estava esperando pelo fato de dedicar praticamente metade dele mostrando como Programar C++ Managed com a CLR (o que pra mim não interessa nem um pouco e sim o Unmanaged msm). Também baixei a versão que cobre o VC++ 6 (que é o que você indicou) e achei bem mais interessante (parece q na época pré-NET / Java possuiamos melhor literatura de C++). Já tratei de comprá-lo e também o The C++ Programming Language na Amazon, até por que estavam com vários usados a menos de US$1,50 =)

Obrigado pelas dicas.
Andre | website | em 06/09/2007 | #
Bruno Feliciano, o livro do Ivor Horton é ótimo sim para quem está começando. E acho que você não prestou bem atenção mas, ele cobre tanto a parte Unmanaged quanto a Managed (CLR). EM cada capitulo vem primeiro explicando a Unmanaged para só então explicar a Managed. Aí fica a seu critério, como o proprio autor diz no livro, se você vai estudar ou não o C++ CLR. Abraços
Sabrina | e-mail | em 26/09/2007 | #
Tenho uma boa noção de informatica e me interessei por progamação,decidi começar com a lingagem C++, baixei o progama Visual C++ Expression edition,pois não consegui baixar o Visual C++ 7.1, dá pra eu começar por ele..ou tem que ser o outro mesmo??
Rodrigo Strauss | website | em 26/09/2007 | #
Use o Express mesmo. Veja http://www.1bit.com.br/content.1bit/weblog/vc_express
Eller | em 05/10/2007 | #
Prezado Rodrigo Strauss! Parabéns pela iniciativa e pelo site, excelente. Estou aprendendo C/C++ e iniciei com um livro que estou achando muito bom do Edson Luiz França Senne intitulado "Primeiro Curso de Programação em C". Pretendo gerar um software comercial sobre um tema da área elétrica. Gostaria de saber o melhor ou melhores livros (de preferência em português) para dar continuidade ao aprendizado em C/C++ e avançar para ter condições de gerar este software comercial (incluindo interface gráfica). Aproveito a oportunidade para pergunta-lhe qual programa utilizar, seria o Visual C++ 7.1. Desde já agradeço e Parabéns novamente.
Rodrigo Strauss | website | em 05/10/2007 | #
O único livro em português que eu conheço é o do Deitel, dê uma procurada no submarino.

Eu uso o Visual C++ 8
Rodrigo | website | em 24/10/2007 | #
Ola Rodrigo

Fico feliz de encontrar que tem uma pessoa querendo compartilhar os conhecimentos em C++ em nossa lingua, uma vez que e muito dificil de se achar o mesmo material online.
Tambem trabalho com computacao grafica e vi a necessidade de aprender um pouco de programacao desde que entrei na area de composicao.

O unico problema e que a plataforma que trabalho e apple. Entao Instalei o XCode e puder ver que nele contem todas as bibliotecas que preciso. Mas gostaria de saber se tem alguma experiencia com essa plataforma e se sim, qual tipo de software eu teria que utilizar para criar pequenos softwares dentro do MAC OS. Como se fosse um Visual Builder do Windows. Porque ate entao, oq pude ver e que tudo que faco e executado no terminal.

Muito Obrigado por sua atencao e Parabens pela sua iniciativa.
Rodrigo Strauss | website | em 24/10/2007 | #
Eu conheço pouco de MAC... Eu comprei um macbook recentemente, mas ainda não tive muito tempo de fuçar no MACOS.
alexando | website | em 28/11/2007 | #
Rodrigo boa noite, preciso de um código em c++ que dividi, multiplica e soma numeros gigantes. vc pode me ajudar.

[]s
Rodrigo Strauss | website | em 29/11/2007 | #
http://gmplib.org/
Omar Ferreira | em 20/01/2008 | #
Rodrigo,
gostaria de começar a aprender programação em C++, fiz um curso de lógica de programação tem um tempão e nesse tempo tenho usado muito mesmo é o excel até com um bocado de macros, mas gostaria de avaçar um pouco nos conhecimentos, depois de alguma pesquisa cheguei ao C++, voce pode me dizer por onde começar?

Obrigado!

Omar Ferreira.
NETO | website | em 09/04/2008 | #
Muito bom mesmo!!!!

Fabio Pellini | em 26/04/2008 | #
Muito bom Rodrigo!

Adorei seu texto explicativo. Muito fácil a leitura e a abordagem do assunto é como papinha de nenê... rsrsrsrsrs


Uma pergunta:

Estudar os seguintes assuntos relacionados abaixo é valido antes de começar em C++?


Lógica de Programação -
UML -
Programação Orientada a Objetos (POO) -


Fico no aguardo....
Rodrigo Strauss | website | e-mail | em 28/04/2008 | #
Não. Estude só C++ no começo, você deve aprender lógica e orientação a objetos junto. Deixe UML pra depois, bem depois.
Kelly | em 05/05/2008 | #
Olá,
Estou desesperaaaada... estou no 3º semestre de Sistemas de Informação, e apanhando muuuito em C++... o que façooooo pra conseguir entender melhor essa linguagem... Os livros que pego sempre confundem mais minha cabeça, acabo naum entendendo nada...
Please, ajude-me...
Desde já agradeço!!!!
Layla | e-mail | em 06/05/2008 | #
Olá...
Meu nome é Layla e a tres meses mais ou menos comecei a estagiar erm uma empresa de tecnologia. Agora estou sendo cobrada a programar em C++ mas nunca tive quealquer introdução a nenhum linguagem de programação. Está tudo muito superficial e abstrato.. e eu dependo muito do meu emprego... Gostaria de saber se alguemmm pode me dar algumas dicas de como programar..pois naum conto com ngm que pode me explicar como mecher com essa linguagem e com programaçlão em geral. Eu ainda estou cursando o 3º ano do Ensino Médio e num tenho nem nivel tecnico ainda...Também estou com muitos problemas com os livros.. tenho lido de tudo, mas a medida que leio maisss mais confusa fico.. entendendo menossss.. Agora estou com uma apostila de Logica de programação.. estou inclusive reedigindo um relatórioo sobre esse assunto, mas num consigo entender o que tem a ver com programação, pois nunca vi ngm programando nem nada.. e eu TENHO que conseguir a programarr alguma coisinha O MAIS RAPIDO POSSIVELL... poor favor.. imploro que me mandem emails para me ajudaremmm eu precisoo entenderrrrr direitinho tudo... se naum na parte pratica pelo menos a parte teorica.. mas confesso que está muto dificil...

CONTO COM VCS

emails..
layla.bo1@hotmail.com
laylinha_uenti@hotmail.com

Aguardo respostaasss URGENTTEESSS!!

MUITIIIIIISSIMO OBRIGADAA!

LAYLA
Rodrigo Strauss | website | em 08/05/2008 | #
Você está com a oportunidade da sua vida bem na sua frente, espero que você não desperdice.

Leia **qualquer** livro de C++ para iniciantes e estude, é só isso que você precisa. E leia os artigos http://www.1bit.com.br/content.1bit/programador e http://www.1bit.com.br/content.1bit/bom_programador
Thiago | e-mail | em 22/05/2008 | #
Muito interesante ! eu estou comecadno! ainda estou escolhendo uma linguagem mas ja sei o basico !

Gabriel | e-mail | em 12/06/2008 | #
Rodrigo, gosto mutio das suas dicas e as leio sempre que posso, sinto falta é de orientação quanto a formas de criar e obter bibliotecas,c abeçalhos e compilação e como tudo isso se relaciona com os nossos programas. Se vc tiver algo já escrito me indique.obrigado, Gabriel
Aristides Pereira da Silva Filho | e-mail | em 19/06/2008 | #
Li que você tocava numa banda, sou músico também. Quero lhe agradecer pelas informações valiocíssimas que você fornece de tão bom grado e qualidade. Parabéns, tu és bom cara!
Vilmar | em 25/06/2008 | #
Strauss,

Sugestão, colocar esta funcionalidade:
- Envio do artigo para alguém.

Abraço.
Aline | em 17/07/2008 | #
Estou adorando ler "suas aulas",estou iniciando na area de ciência da computação e está me ajudando bastante e tirando boa parte das minhas dúvidas =D
Nas aulas de programação me sinto perdida,mas estou estudando mais agora nas férias,pra não fazer feio quando começar a aprender C++ e Java.

Estou seguindo suas dicas e estou lendo alguns livros sobre o assunto,é bem interessante.

Espero continuar lendo seu site é muito legal e ajuda bastante..!!

Abraços.
Edmyrson | website | e-mail | em 01/08/2008 | #
Rodrigo, PARABÉNS e OBRIGADO!
Campeão, do jeito q as coisas estão indo neste mundo a cada dia precisamos de MAIS PESSOAS como voce para compartilhar conhecimento e informação SEM INTERESSE!
Pelos posts dá prá sentir a carencia de ajuda independente do NIVEL de conhecimento e sua atenção em responder e orientar demonstra isso.
Sou tecnossauro e atualmente estou em processo de 'transição' de linguagens/ambientes procedurais para orientação à objeto e finalmente encontrei este site,( me permita incluir créditos para o Google)!
um grande abraço e como certamente voltarei aqui para tirar minhas futuras dúvidas em C++

Até breve!
Angelo -SOFT- | website | em 12/08/2008 | #
Gostei muito do seu blog! Parabéns!

Você seguiu alguma bibliografia? Pode publicá-la?
Rodrigo Strauss | website | em 15/08/2008 | #
É difícil, eu já li um monte de coisa, desde livros até tutoriais e papers. Como eu já disse, qualquer livro serve, com o tempo você vai aprendendo a selecionar melhor os livros.
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::