logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Resultado do Encontro de Programadores C e C++

Depois da primeira praia (depois do Natal tem mais), uma pausa para escrever sobre o encontro :-)

Dez pessoas estavam presentes, o que foi o número que eu esperava (quase metade dos que confirmaram). Fizemos as apresentações e cada um falou em que área trabalha e algumas das ferramentas que usa. Achei essa parte bem interessante, é muito bom conhecer outras pessoas que usam a mesma linguagem para resolver problemas diferentes. Acho que a oportunidade de troca de idéias nos encontros é muito grande, espero que esse seja o primeiro de muitos outros.

Eu gosto da comida do Outback, mas pensando melhor, é caro demais para encontros periódicos. Precisamos pensar em algum lugar mais barato e democrático. Além disso, eles pecam bastante na parte de organização de encontros, já que não é possível reservar mesas, nem se alguém do grupo chegar antes. Entendo o problemas deles - quem reservou pode não vir - mas muitos lugares aceitam reservas mesmo correndo esse risco. Podíamos pensar na praça de alimentação de algum shopping onde as mesas não sejam fixas ao chão, para podermos juntá-las. Dessa forma cada um come o que quer, pagando quanto quiser. Se alguém tiver alguma boa sugestão de lugar ela será muito bem vinda.

Conversamos no encontro sobre o site e a comunidade. Uma das coisas que eu conversei com o pessoal no final (alguns já tinham ido embora) é que a comunidade deveria ser de C e C++, não exclusivamente de C++. Afinal, estamos no mesmo barco e é mais interessantes unir todo mundo do que segmentar. Vi no encontro que tem bastante gente que trabalha com C, principalmente o pessoal de dispositivos. Acho muito interessante ter esse pessoal no mesmo grupo. Quanto ao site, decidimos testar o formato de Wiki para começar. Como todos vão podem editar, isso permite que iniciantes com boa vontade escrevam tutoriais sobre tópicos mais básicos, sabendo que se escreverem algo errado, alguém pode corrigir. Além disso isso facilita muito a administração, já que ninguém terá a responsabilidade de ser o grande administrador do site e o processo de publicação fica bem simples, o que impede que alguém de férias ou sem tempo deixe de publicar alguma coisa.

Como combinado, criei o site temporariamente em http://www.1bit.com.br/cpp/wiki, e criei uma página inicial para discutirmos como as coisas serão feitas e organizadas. Assim que decidirmos nome de domínio e tudo mais que precisamos para lançar o site definitivo, eu copiarei o conteúdo desse wiki para o novo. Dêem uma lida no conteúdo e me ajudem a escrever mais sobre o encontro e sobre o que faremos.

Resumindo: apesar de um pouco cansativo (o encontro levou umas 4 horas) eu acredito que o encontro serviu para o que foi proposto. Conto com todos para a organização de mais encontros e para a formação de uma comunidade brasileira de programadores C e C++!

Gostaria de agradecer aos sites que fizeram a divulgação do encontro, como o br-linux, Linha de Código, Slackware Brasil, Linux News e Notícias Linux. O alcance da divulgação pode ser visto pelo Google. Obrigado a todos.


Em 22/12/2005 16:13, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Victor | website | em 28/12/2005 | #
Vc é pão duro mesmo heim ? daqui a pouco tá sugerindo o picadinho de nervo como ponto de encontro...
Cesar | em 28/12/2005 | #
Eu acabei perdendo o primeiro encontro... problemas no carro :(
Mas no segundo eu irei! :D

Eu tenho uma pizzaria aqui na Mooca, que ofereço como local para o segundo encontro.

Abraços!

Cesar
Murtog | website | e-mail | em 29/12/2005 | #
Rodrigo,

Nesse site irá haver um fórum ou algo assim ? Seria legal. Abraços!
Wanderley Caloni Jr | website | e-mail | em 02/01/2006 | #
Acho que entre o picadinho de nervo e o Outback existem outros tantos lugares mais acessíveis e de qualidade.
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::