logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Como contratar alguém para uma equipe de testes

Sem uma equipe de testes é MUITO DIFÍCIL entregar um software com qualidade, qualquer que seja a equipe de testes. A equipe pode ser formada por profissionais treinados e experientes em testes ou um estagiário mais esforçado. Apesar de não ser o ideal, o estagiário esforçado é muito melhor do que ninguém ligado ao desenvolvimento testando. Uma coisa muito importante: um estágiário de desenvolvimento serve, mas um estagiário ligado ao usuário não serve. O foco dele é outro e muitas vezes a equipe não tem o acceso necessário a ele. Todos os "testadores" devem ser ligados a equipe de desenvolvimento.

(Já trabalhei em uma empresa onde o responsável pelos testes era o Analista Funcional. Não considero isso uma equipe de testes, pois um Analista Funcional vai fazer os mesmos testes que o usuário vai fazer, testes de regras de negócios. Uma equipe de testes faz testes de stress, casos de usos e usos atípicos)

Eu já trabalhei com equipe de testes e sem equipe de teste. Sem é muito mais difícil, porque o programador tem que perder tempo com testes de validação, tentar deixar campos sem preencher, etc. Um bom estagiário faria isso sem problemas, e é muito melhor do que o programador perder tempo com isso. Isso otimiza o tempo de desenvolvimento e deixa o programador fazendo o que ele tem que fazer: programar.

Uma equipe de testes ajuda os programadores a escreverem um código de melhor qualidade. Se o programador sabe que a maioria dos erros serão pegos pela equipe de testes, ele terá mais atenção ao programar. Não existe nada mais desanimador do que um sistema de controle de bugs (sua empresa tem um, não tem?) com dezenas de bug com o seu nome estampado.

Caso sua empresa não tenha uma equipe de testes ou você esteja montando essa equipe, dê uma lida nesse artigo da Sticky Minds com dicas para contratar "testadores".


Em 26/11/2004 21:12, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::