logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Computação não é uma ciência exata, parte 2

Passei quinta e sexta da semana passada fazendo um dos serviços mais enfadonhos que um programador pode fazer: documentar um sistema que nem fui eu que criei. É quase uma tortura passar o dia inteiro com o Word aberto e com o Visual Studio fechado...

Estava eu terminando a documentação, quando enrosquei o pé no cabo de força do estabilizador e tudo apagou. É claro que eu nem tinha salvo a documentação, já que eu deixo meu micro em "hibernation" todo dia e o Word 2003 tem os recursos de recuperação de documentos e salvamento automático. Despreocupado, liguei o micro novamente e abri o Word na esperança de ver meu documento lá, do jeito que estava antes da infeliz fatalidade.

Pois é, ele não estava lá. Procurei os ~*.doc nos temporários do Windows e nada. Acredito que eu nem preciso descrever meu desespero, já que fazer documentação uma vez é enfadonho, e fazer duas vezes é torturante.

Sem mais opções, recomecei a escrever a documentação, e lembrei que o Word 2003 é o primeira versão que eu encontrei bugs, principalmente de redesenho de tela. Eu uso o Word desde a versão 6.0 para Windows 3.11, e nunca encontrei nenhum problema. Até aparecer o Word 2003. O pior não é o bug do redesenho, e sim o que me fez perder o documento, mesmo com a opção de salvamento automático ativada.

Passou o fim de semana, terminei minha segunda versão da documentação, e resolvi instalar o Service Pack 1 do Office 2003. Perguntei a um amigo se esse Service Pack solicitava o CD durante a instalação, porque todos os updates do Office que eu vi até hoje pediam. Ele me disse que no micro dele e de um outro amigo nosso, o Windows Installer não pediu o CD. Então, eu resolvi arriscar.

É claro que ele pediu o CD, e é claro que o CD do Office estava na sede da empresa, e não onde estou prestando consultoria. Afinal, é para isso que serve a Lei de Murphy.

Cancelei a instalação, fiquei assistindo a barra de progresso do Windows Installer retroceder enquanto eu torcia para que meu Office continuasse funcionando, para que eu não precisasse esperar que alguma boa alma me trouxesse o CD do Office ou que eu tivesse que fazer o download da MSDN.

Depois de cancelar o update, abri o Word para testar se tudo estava funcionando. Apareceu a tela do Windows Installer esperada, algumas dezenas de segundos e pronto, lá estava o Word aberto, COM O MEU DOCUMENTO PERDIDO SEMANA PASSADA RECUPERADO


Em 19/08/2004 07:01, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::