logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Depois dizem que computação é uma ciência exata

Eu ainda vivo na idade da pedra, e como tal, minha câmera fotográfica não é digital. Tirei umas fotos na semana passada e decidi tirar meu scanner da caixa para enviar algumas fotos para os amigos.

Meu scanner (que eu saiba) não tem driver para Windows XP, somente para Windows 2000. Fácil: pego a VMWare com Windows 2000 que eu uso pra fazer debug dos drivers que eu faço, instalo o scanner, software do scanner e pronto. Isso é o que eu pensava em minha vã inocência.

Subi a VMware e espetei o scanner na USB. O Windows XP reconheceu o "VMWare USB Device" e cinco segundos depois meu micro reinicia. Antes de xingar o scanner ou qualquer outra coisa, eu pensei como eu sou estúpido por não ter configurado o Windows para não reiniciar automaticamente depois de um BugCheck (tela azul) e para fazer o dump completo.

Com o micro reiniciado, configurei tudo, subi a VMware e espetei o scanner. Como esperado, tela azul de novo, e 5 minutos depois eu tinha o dump. Reiniciei o micro novamente e abri o dump no WinDbg para descobrir quem eu deveria xingar: a VMware, a Microsoft ou a Genius, fabricante do scanner.

Esperei uns 20 minutos até o WinDbg baixar os symbols para os drivers da minha máquina. Uma longa espera para alguém que só que encontrar um culpado. Consegui ver que algum driver tentou liberar memória duas vezes e disparou um BAD_POOL_CALLER. Quando vou olhar qual foi o driver que fez a besteira, tive uma infeliz surpresa: foi o firewall (Tiny Personal Firewall)...

Isso siginifica que o driver está fazendo hook do que não deve, até porque o TCPIP.SYS nem estava na pilha. Ou eu arrumo um outro firewall ou termino logo o meu...

Depois que você descobre como são feitas as salsichas, o molho de tomate e os drivers de antivírus com "real time scan", seus hábitos mudam bastante... :-)


Em 05/08/2004 19:06, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Charles Schneider Pereira | em 22/04/2008 | #
Conheço muita gente que na primeira reiniciada já teria formatado e reinstalado o Windows... Eu esperaria até a terceira ou quarta, olharia o HD, memória, etc. Mas jamais imaginaria que fosse um problema dessa natureza.

Tu estás realmente certo: Conhecimento é poder.
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::