logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Problemas no carro? Instale o último Service Pack

Nos Estados Unidos, a nova moda são os carros híbridos gasolina-eletricidade. Além de não ser necessário ligá-los na tomada (as baterias são carregadas com a energia cinética dos freios e pelo próprio motor a gasolina), eles economizam bastante gasolina e são potentes, já que o motor elétrico é ligado para "dar uma força" quando o carro exige mais potência.

Mas esse mês os proprietários do modelo Toyota Prius tiveram um estranho problema: o motor era desligado quando o carro estava em alta velocidade. Em condições normais de uso, os motores são ligados e desligados dependendo da situação: em baixas velocidades, só o motor elétrico é usado, e quando o carro está parado o motor a gasolina chega a ser desligado. Quando a velocidade aumenta, o motor a gasolina assume a responsabilidade. E tudo isso é controlado por um software, que a Toyota também licenciou para as outras montadoras (li isso na Wired do mês passado). O problema do desligamento do motor em alta velocidade é devido a um bug nesse software, o que fez a fabricante convocar os seus donos para atualizarem o software, em uma das autorizadas. Ou seja: levar o carro à uma oficina para o mecânico instalar um patch, um service pack.

Não bastasse os carros mais modernos estarem usando um computador de bordo (sujeitos a vírus), temos mais essa. E aquela piada de programador que fala que para o carro funcionar é só desligar e dar partida novamente está virando realidade...


Em 17/05/2005 04:27, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Thiago Adams | em 17/05/2005 | #
hehe muito boa essa :)
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::