logo
Contato | Sobre...        
rebarba rebarba

Rodrigo Strauss :: Blog

follow us in feedly

Por que sempre tentamos tudo do jeito mais difícil?

Eu sou um leitor assíduo do Slashdot (para mais informações veja o artigo sobre o Slashdot na Wikipedia), aponto meu browser para lá algumas dezenas de vezes por dia. Uma das partes do Slashdot que eu mais gosto é a "Ask Slashdot", onde alguém com um problema de TI para resolver pergunta aos leitores e eles entopem os comentários de repostas (úteis e inúteis). Eu já aprendi várias coisas lendo o Ask Slashdot e passei a conhecer vários softwares e soluções que eu nem sabia que existiam. Alguns funcionários de empresas gigantescas, que já tiveram problemas gigantescos e souberam como resolver colocam suas experiências lá quase sempre, além de acadêmicos, pesquisadores e outros escovadores de bit de alto nível.

Um dos "perguntadores" de hoje disse que precisa criar um sistema de storage (armazenamento) com até 1 Petabyte de capacidade (~1024 TB, ~1024*1024 GB) com hardware barato e comum, sem gastar muito dinheiro. Além disso, ele disse que no começo não precisava de total segurança dos dados (acho difícil alguém ter 1 PB de dados e não precisar de backup, mas tudo bem...).

Estou rindo até agora com um comentário que resume bem o pedido dele e de dezenas de pessoas que recorrem diariamente ao Ask Slashdot:

Dear Slashdot,
I have been tasked with (insert very difficult, very important job). This is very important to my company. I have (insert number much lower than it should be) dollars to do this. I do not want to use (insert company name specializing in this exact thing) because management thinks they are too expensive. I think I can do this (insert better/faster/cheaper/...) than said company, even though they have vastly more experience and have invested much more time and research than I have. My continued and future employment probably rests on this project. Please advise.

Por que sempre tentamos fazer as coisas do jeito mais difícil? Ou melhor, por que as pessoas que administram as empresas sempre pedem para que façamos as coisas do jeito mais difícil?


Em 26/10/2005 01:09, por Rodrigo Strauss


  
 
 
Comentários
Leo D'Ippolito | website | e-mail | em 25/10/2005 | #
Leio todo dia o Slashdot, é muito bom mesmo, principalmente pelo contato que você tem com os pensamentos de um monte de gente fera.

Sobre "o jeito mais difícil", é f. mesmo. O problema de muitos gerentes é que eles não são nível 'A', mas sim 'B' ou 'C'. E muitas vezes eles tem profissionais 'A' como subordinados, então acabam falando para o cara fazer a coisa mais sem noção, ou dentro de um prazo ilusório (o que força uma qualidade ruim do trabalho).

Eu fecho com o Joel ( http://www.joelonsoftware.com/articles/fog0000000073.html), quando ele diz que quem ocupa um cargo de gerência deve ser obrigatoriamente nível 'A', próximo da genialidade. Deve ter background forte na área técnica, e não apenas um MBA de merda. Assim as coisas fluem com mais bom senso.
Rodrigo Strauss | website | em 25/10/2005 | #
Ou é como diz o Dilbert: os incompetentes são promovidos rapidamente porque em cargos de gerência é onde eles atrapalham menos... :-)
Daniel Quadros | em 26/10/2005 | #
O que eu mais gosto do Slashdot são os posts com Score:5,Funny. Aliás, o sistema de moderação pelos próprios usuários funciona muito bem.

Embora os administradores cumpram com facilidade as suas cotas de exigência estúpidas, neste caso (busca de soluções mágicas) me parece que os funcionários são os culpados mais frequentes. Basta dar uma passada de olhos nos newsgroups do MSDN Brasil que você vai ver solicitações onde:

- quem está perguntando não tem nenhuma experiência com o assunto;
- a tarefa é obviamente complexa;
- o prazo é curto (no subject sempre tem um URGENTE);
- a expectativa é uma solução cut and paste, qualquer resposta que mencione teoria, tenha links ou se refira a algo em inglês é considerada uma afronta; e
- apesar de tudo o sujeito está convencido que vai conseguir fazer a tarefa

O que existe é uma falta de reconhecimento das próprias limitações. Por vários motivos, muita gente gosta de propagar a idéia de que é uma vantagem não ter experiência nem conhecimento teórico das coisas (até na política...).

Daniel
Algo a dizer?
Nome:


Site:


E-mail:


Escreva o número vinte e seis:


 Não mostre meu e-mail no site, não serve pra nada mesmo...

Comentário





Os comentários devem ser sobre assuntos relativos ao post, eu provavelmente apagarei comentários totalmente offtopic. Se quiser me enviar uma mensagem, use o formulário de contato. E não esqueça: isso é um site pessoal e eu me reservo o direito de apagar qualquer comentário ofensivo ou inapropriado.
rebarba rebarba
  ::::